domingo, 8 de agosto de 2010

Lembretes

O tempo cura tudo, é verdade. O lado ruim disso é que o tempo o faz apagando ou alterando boa parte das nossas lembranças. Em grande medida, esta é uma das razões de ser deste blog - um registro rápido das impressões que um livro, um fime ou uma situação me causaram, feito quando essas impressões ainda eram frescas e sem sofrer com o desgaste do tempo.

No caso específico dos livros, o problema com esta idéia (é, ainda não me rendi à nova ortografia), é que foram lidos há muito tempo e, em muitos casos, nem tenho mais as cópias para dar uma relembrada.

Deste modo, resolvi que de tempos em tempos vou criar um post com uma relação de obras que gostaria de indicar para o Leo quando ele crescer, mas que ele vai ter que garimpar, pois já não estão mais na nossa prateleira. Quando possível, a indicação vai acompanhar um link para a Wikipedia ou uma outra referência para facilitar esse trabalho.

Começando, portanto:

- Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar
Livro fantástico, que me foi emprestado pelo falecido Prof. Ubaldo, amigo de minha sogra e revisor da minha dissertação de mestrado, a quem agradeço pela indicação inestimável. Uma das passagens que eu nunca esqueci: "Natura deficit, fortuna mutatur, deus omnia cernit" (numa tradução livre: "A natureza engana, a sorte muda, um imperador observa tudo do alto").

- A Escolha de Sofia, de Willian Styron
Também emprestado pelo Prof. Ubaldo. Novamente obrigado, obrigado! Quem consegue se esquecer do Nathan?

- Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago
Ainda não vi o filme, mas o livro é MUITO bom.

- Ponto de Mutação, filme baseado no livro homônimo de Fritjof Capra
Não li o livro, então não posso opinar, mas o filme é excelente. O problema é que é muito difícil de achar. Até hoje só foi lançado em VHS e não existe em DVD nem no exterior. O nome em inglês é Mindwalk.

- O Enigma do Quatro, de Ian Caldwell e Dustin Thomason
Romance que gira em torno do misterioso e controverso livro Hypnerotomachia Poliphili. Bem inferior à lista acima, mas é um romance muito bacana.

Por hoje é só isso. Eu espero postar mais algumas listas como essa aos poucos, mas até que fiquei bem satisfeito com esta aqui.

P.S. - Só por curiosidade, tentei encontrar os dois primeiros livros da lista na Cultura, mas ambos estavam "Esgotados na Editora". Bom sinal, porque quer dizer que são bons. Mau sinal, porque eu deveria ter xerocado antes de devolver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário