quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Voltando de férias

Caramba. Meu post anterior é de dois meses atrás. Não por causa de preguiça. Nem da tal "falta de tempo", afinal, como já escrevi aqui, tempo é a única coisa desse mundo que é democraticamente igual para todos (muito embora o uso de cada um seja bem diferente...).

A culpa fica com a falta de assunto, mesmo. Então, para encher uma linguiça enquanto a inspiração continua de férias, quero fazer dois comentários rápidos: um sobre "Se eu fechar meus olhos agora" de Edney Silvestre e um sobre "Scifi = Scifilo" de Mark Rowlands.




O primeiro, "Se eu fechar meus olhos agora" é um livro que todo mundo já viu à venda em qualquer livraria. Foi escrito pelo repórter da Globo Edney Silvestre (é aquele cara que você viu no JN em janeiro, cobrindo o desabamento dos prédios no Rio), e ganhou o prêmio Jabuti (não tinham um nome melhor, não?) de melhor romance de 2010 e o Prêmio São Paulo de Literatura para melhor autor estreante de 2010.

Gira sobre o assassinato de uma mulher numa cidade do interior fluminense na década de 60 e a investigação de dois garotos de colégio que encontram o corpo. É muito bom, embora em alguns momentos a trama fique um pouco confusa (aparecem personagens demais e por trechos muito curtos, o que faz com que você tenha que voltar as páginas algumas vezes para se lembrar de quem é mesmo que ele está falando), mas é muito bom e rápido de ler. Deixa com vontade de comprar o livro novo do cidadão.

O segundo, "Sci-fi = Scifilo" segue a tradição do Sr. Mark Rowlands de títulos imbecis para seus livros, mesmo quando se trata do título original em inglês, "The philosopher at the end of the universe". Como eu tinha gostado de outros dois livros dele ("O Filósofo e o Lobo" e "Tudo que eu sei, aprendi com a TV"), revirei livrarias e a internet até encontrar uma cópia (o que me deu um trabalho considerável) e li inteiro (o que deu uma raiva considerável).



Não me entenda mal. O livro é mediano e até interessante - trata-se de uma introdução à filosofia fazendo uso de filmes de ficção científica, mas foi escrito antes, é bem inferior aos outros dois e a revisão da editora Relume Dumará (ah, sacou porque eu não achava em lugar nenhum?), é um lixo completo. Começa até bem, mas nos últimos capítulos passa a sensação de que mandaram embora o revisor e desligaram a correção ortográfica do Word. É uma festa de palavras sem acentos, "s" faltando e erros de concordância que irritam bastante. Além disso, o Sr. Rowlands exagera um pouco nas piadas infames, o que ele mesmo reconhece nos agradecimentos.

Enfim, é um tanto quanto dispensável. Se for para ler algo dele, fique com "O Filósofo e o Lobo"e não perca seu tempo com esse.

E falando em tempo, se alguém conseguir pensar em outra coisa que seja exatamente igual para todo mundo, favor me informar - até agora não encontrei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário