sábado, 9 de maio de 2009

O Investidor Inteligente

Estou lendo "O Investidor Inteligente", de Bejnamin Graham. Depois de ler alguns livros recentes sobre investimentos em bolsa, é bacana pegar um livro mais antigo como esse. O autor foi muito atuante no mercado de capitais décadas atrás e tem no seu currículo a credencial de ter sido professor e mentor de Warren Buffet.

Em linhas gerais, o livro é focado em investimentos de longo prazo, seja em títulos do governo, fundos ou mercado de capitais.  Não se trata de um livro sobre especulação em bolsa, de modo que se você estiver procurando tópicos de análise gráfica, por exemplo, esqueça.

Entretanto, se seu objetivo é fazer investimentos visando aposentadoria e quer diversificar as aplicações entre renda fixa e variável, ele é bastante esclarecedor e tem insights muito interessantes. A leitura é pesada, mas vale a pena.

Uma das pérolas que achei no texto foi uma afirmação de Graham sobre ser extremamente cético com relação à capacidade do investidor médio e não profissional de ganhar do mercado no longo prazo. O que significa? Que em sua opinião, se você montar sua própria carteira de ações, é altamente improvável ganhar mais do que o Ibovespa após alguns anos. Graham inclusive afirma que, num mundo ideal, se fosse possível aplicar em um fundo que replicasse fielmente em sua composição a composição de um índice de bolsa, esta seria a melhor aplicação em renda variável para o longo prazo para o investidor médio (não profissional) e mesmo para alguns profissionais por aí...  

Apesar de ser publicado no Brasil com o apoio da Bovespa, o texto vai muito além do mercado de capitais, incluindo tópicos sobre títulos de dívida, títulos do governo e mais uma série de aplicações. Em muitos casos refere-se ao mercado americano especificamente, mas no geral os conceitos podem ser trazidos para nossa realidade sem muita complicação. Inclui revisões feitas pelo próprio autor e comentários sobre os capítulos feitos por especialistas no assunto. Gostei muito e recomendo. 

Em tempo: os tais fundos que replicam índices da bolsa, que não existiam na época da redação do livro, já existem hoje. O mais conhecido por aqui é o PIBB (PIBB11), criado pelo BNDES e que replica o IBRX50, mas já existem também outros como o BOVA11 (iShares), que acompanha o IBOVESPA. Para saber mais sobre estes fundos, pesquise sobre o termo ETF (Exchange Traded Funds) no site da Bovespa - www.bovespa.com.br.
 
Para saber mais sobre a compra de títulos do governo por pessoas físicas é só acessar o site do Tesouro Direto: www.tesourodireto.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário